quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alan é empossado diretor da FAMEM



O prefeito de Bacabeira Alan Linhares (PTB) tomou posse como Diretor de Serviços Urbanos da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), na noite da ultima quarta-feira (27), em solenidade realizada no Rio Poty Hotel (Ponta d’Areia), que contou com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva e outras autoridades do Poder Legislativo e Judiciário.

O novo Diretor da FAMEM estava acompanhado do Vice-prefeito, José Benedito Pereira Torres “Arrumadinho” (PSDB) e do Assessor de Comunicação da Prefeitura de Bacabeira, o comunicador Daniel Mendes. Ao ser empossado, Alan destacou que não medirá esforços no sentido de buscar junto aos demais Prefeitos do Maranhão o fortalecimento da entidade.

“Tomamos posse hoje com a responsabilidade ainda maior de buscarmos o fortalecimento do municipalismo e da nossa entidade. Para isso, nós já contamos com o apoio da maioria dos prefeitos do estado, que com muita maturidade nos elegeu em chapa única, marcando a história da FAMEM”. Disse o petebista.

Representando a governadora Roseana Sarney, Luis Fernando Silva prestigiou a solenidade de posse do prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), na presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

No ato também foram empossados todos os prefeitos que compõem a nova diretoria da entidade.

Atenção, funcionários! Dinheiro na conta.


A prefeitura de Bacabeira já depositou o pagamento referente ao mês de fevereiro deste ano, seguindo a famosa tradição do ex-gestor venancinho, em realizar na data certa o pagamento de seus servidores.

O secretário de finanças do município, Josué Gouveia, já havia dado a garantia ao titular do blog, que a prefeitura iria realizar o pagamento ainda hoje, e desde as 18h desta quinta-feira (28), o dinheiro já estava depositado nas respectivas contas.  

ROSÁRIO: Denúncia diz que prefeitura tirou as gratificações do funcionalismo. Veja!


Na manhã desta quinta-feira (28), o blog recebeu uma denuncia um tanto quanto surpreendente, onde o denunciante afirma que a prefeita Irlahí Linhares (PMDB), retirou dos contracheques do funcionalismo público municipal, o adicional gratificação que eles já recebem há anos.

Segundo Raimundo Silva, o senhor que denunciou a falta de respeito para os trabalhadores daquela cidade, os servidores fazem o possível e o impossível em busca de realizar suas atividades da melhor forma para ajudar no crescimento do município, onde os classificou de “verdadeiros heróis”.

Raimundo lembrou ainda, que a prefeita durante sua campanha eleitoral buscando sua vitória nas urnas, havia prometido muito empenho e dedicação, pois estava cansada de ver o descaso deixado pelas administrações anteriores, que segundo ele, é tudo mentira.

Veja abaixo a denuncia enviada ao blog.


A Ladainha continua: Lobão garante continuação da obra da Refinaria



O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão confirmou a continuação das obras da Refinariam Premium, em Bacabeira. Ele afirmou em entrevista ao Ponto Final, na Rádio Mirante AM que a presidente da Petrobras, Graça Foster se encontra na China para garantir junto a uma grande empresa os recursos que vão assegurar o andamento da obra.
“Esse projeto foi anunciado por mim aí, pela presidente da Petrobras, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e pela ministra Dilma Rousseff. Um projeto como este não pode acabar. Ele é uma necessidade para o país. O que houve é que ela é construída por etapas. Duas etapas já foram construídas. Eu recomendei à presidente da Petrobrás que fosse à China fechar com uma grande empresa para complementar o projeto e isto está sendo feito exatamente neste momento. Não há nenhuma intenção de paralisar nem essa, nem a do Rio de Janeiro e a de Pernambuco”, garantiu.
O deputado César Pires (DEM), líder do governo na Assembleia, cobrou da tribuna da Assembleia, na sessão desta quarta-feira (27), explicações do governo federal sobre a paralisação das obras da refinaria Premium, da Petrobras, no município de Bacabeira. “Gritei pelo aeroporto, gritei pela estrada e estou falando agora pela refinaria de Bacabeira. Quem quiser silenciar que silencie”, declarou.
Por Zeca Soares

SEMDES abre inscrições para o Projovem adolescente



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES), por meio do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), abriu inscrições para o Programa Projovem Adolescente do Governo Federal.

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos devem procurar o CRAS, munidos de documentos pessoais e cartão social do referido programa para realizar sua inscrição.

O Projovem Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), que atende exclusivamente, a faixa etária em questão e também um serviço socioeducativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O objetivo do Programa é complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Sine oferece 53 vagas de empregos para esta quinta-feira



Quem está em busca de emprego, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) informa as vagas disponíveis para esta quinta-feira (27). Há vagas destinadas para os níveis fundamental e médio.
O cadastro poderá ser feito presencialmente, na Agência do Sine, levando Carteira de Trabalho, CPF, Identidade e certificados originais de escolaridade ou ainda no Portal Trabalho Maranhão, no endereço www.trabalho.ma.gov.br.

O Sine de São Luís está localizado na rua da Paz, nº 316, Centro de São Luís. Outras informações no telefone 0800-980-300.
Para concorrer às vagas do Sine, é necessário estar cadastrado no serviço. O cadastro poderá ser feito presencialmente, na Agência do Sine, levando Carteira de Trabalho, CPF, Identidade e certificados originais de escolaridade ou ainda no Portal Trabalho Maranhão, no endereço www.trabalho.ma.gov.br. Confira as vagas:

Assistente de vendas
Atendente de balcão
Auxiliar de cozinha
Auxiliar de depósito
Auxiliar de crédito
Auxiliar de mecânico de autos
Auxiliar de manutenção predial
Auxiliar de limpeza
Auxiliar de linha de produção
Auxiliar de mecânico de refrigeração
Auxiliares administrativos e escritórios
Babá
Ajudante de carga e descarga de mercadoria
Forneiro de padaria
Confeiteiro
Encarregado de operações logísticas
Engenheiro de operações jr.
Encarregado de serviços gerais
Encarregado de operações logísticas
Costureira em geral
Conferente de carga e descarga
Chefe de depósito
Cozinheiro geral
Cozinheiro de restaurante
Eletricista de instalações de prédios
Empregado doméstico nos serviços gerais
Faxineiro
Faxineiro no serviço doméstico
Garçom
Lavador de veículos
Manicure
Mecânico de refrigeração
Mecânico de veículos
Motoboy
Montador
Motorista de automóveis
Office-boy
Operador de caixa
Oficial de serviços gerais
Operador de telemarketing ativo e receptivo
Padeiro
Pizzaiolo
Polidor de veículos
Recepcionista atendente
Representante comercial autônomo
Recepcionista de hotel
Recepcionista bilíngue
Supervisor comercial
Técnico de manutenção eletrônica
Técnico de refrigeração (instalação)
Técnico em saúde bucal
Vigilante
Técnico de manutenção de equipamentos de informática

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Eles tinham razão...


Jefferson Calvet e Edivaldo Holanda

Quando ainda detinham os mandatos de vereador e deputado estadual, Jefferson Calvet (PSC) e Edivaldo Holanda (PTC), respectivamente, sempre estiveram na linha de comentários classificados por muitos de “loucos”, quando os mesmos se referiam à refinaria Premium I da Petrobrás, em Bacabeira.
Desde que iniciou-se o projeto do governo federal, para a construção desse empreendimento de altíssimo nível, “a maior refinaria da América latina”, que na verdade, foi arquitetada ainda na gestão do ex-governador Jackson Lago, vinham-se sendo especulado datas exageradas nos bastidores da política maranhense, e até mesmo nacional, a fim de barganharem ônus usando a refinaria. Haviam sido anunciadas datas para entrega da obra e inicio das produções de refinamento de petróleo, que qualquer pessoa em sã consciência duvidaria. Mas, infelizmente só quem conseguia enxergar o absurdo eram as oposições do Maranhão e Bacabeira.
Os dois no Canteiro de obras em 2010
Muitas vezes taxados, na época, de “contrários, negativos e maldosos”, os dois parlamentares, Jefferson Calvet, ex-líder da oposição na Câmara em Bacabeira, e Edivaldo Holanda, ex-Líder da oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão, debatiam de frente contra o mau uso da obra para beneficiar candidatos nas eleições de 2010. Na ocasião, iríamos para uma eleição presidencial e estadual, que provavelmente, teria beneficiado Dilma (PT) e Roseana (PMDB).

A princípio a refinaria iniciaria a primeira fase de produção em 2013, segundo garantiu o ex-presidente Lula (PT), quando lançou a pedra fundamental do empreendimento, na cidade. Depois veio o ministro de minas e energia, Edson Lobão (PMDB), onde confirmou em visita a Bacabeira, a mesma “ladainha” de sempre. Holanda e Jefferson estavam baseados em estudos feitos “In loco”, por uma comissão trazida pelo ex-deputado para visitar as obras da refinaria em Bacabeira no ano de 2009. Nesse mesmo dia, visitaram também o prefeito Venancinho  que os receberam em seu gabinete, ao lado do atual gestor, Alan Linhares, antes presidente da câmara.

Munidos de informações acerca de outras refinarias em andamento no Brasil, os dois ex-parlamentares disseram na época, que o início da produção da refinaria de Bacabeira seria aproximadamente em 2020, data mais provável. Contudo, essa visão em longo prazo, soou como absurdo aos olhos de muitos, mas diante da realidade em que estamos vivendo, comprova que Jefferson Calvet e Edivaldo Holanda estavam com toda razão.


IMAGEM DO DIA: GUGU em terra maranhense



O município de Morros foi cenário do quadro "De volta pro meu aconchego" do programa do Gugu, na Rede Record de televisão. A reforma da casa onde a família Fernandes vai morar virou atração turística na cidade.



A visita de Gugu no município aconteceu nesta quarta (27), às 14h, onde o apresentador entregou a residência à família Fernandes. A família contemplada por Gugu é composta de 08 pessoas, que viviam no estado de São Paulo.

Abaixo a imagem da chegada de Gugu a cidade de Morros-MA


Justiça cassa diploma do prefeito e vice de Codó



O prefeito Zito Rolim (PV) e seu vice, Guilherme Archer (PMDB), tiveram cassados seus diplomas,  anulados todos os votos que receberam  em outubro de 2012 e ficaram inelegíveis pelos próximos oito anos.
É o que determina a  sentença do juiz eleitoral, Pedro Guimarães Junior, que acaba de ser publicada no Fórum Eleitoral de Codó.

Não está relacionada ao caso dos vídeos de compra de votos. Esta sentença diz respeito à uma Investigação Judicial Eleitoral impetrada pelo Ministério Público acusando José Rolim Filho e Guilherme Ceppas Archer de uso indevido de meios de comunicação social,  no caso a TV Codó que é pública, ora controlada pela prefeitura.

Também foram sentenciados os apresentadores Jonas Bastos Martins Lopes Filho, Osvaldo Pereira da Silva Filho (Maozinha) e Antonio Leandro Sousa Paiva (Leandro de Sá).

“Alega a representante (Dra. Linda Luz) que o primeiro repsentado, candidato a prefeito desta cidade, estando em plena campanha eleitoral, conforme faz prova documentação anexa, juntamente com os demais representados (Guilherme, Jonas, Osvaldo e Leandro), vem utilizando a TV Codó Canal 13, autorizatária municipal de serviço público, de forma abusiva para beneficiar o mencionado candidato”, relata a sentença explicando a motivação do Ministério Público Eleitoral

A sentença
Por conta de tudo que o Ministério Público apresentou de provas contra os cinco acusados os juiz Pedro Guimarães Junior decidiu  cassar o diploma de Zito e Guilherme, anular todos os 23.075 votos que tiveram em outubro e ainda os tornar inelegíveis pelos próximos oito anos.

“Julgo procedente a presente investigação judical eleitoral para, nos termos do art. 22, inciso XIV, da lei 64/90,  cassar os diplomas de prefeito e de vice-prefeito,  expedidos, respectivamente, em favor de José Rolim Filho e Guilherme Ceppas Archer e, via de consequência, anular os votos dados aos mesmos no presente pleito,  além de declarar a  inelegibilidade destes  e dos demais representados Jonas Bastos Martins Lopes Filho, Osvaldo Pereira Filho e Antonio Leandro Sousa Paiva  para as eleições a se realizarem nos 8 anos subsequentes à eleição de 2012”, escreveu o juiz

Quem assume?
Ninguém assume por enquanto. Pedro Guimarães Junior não determinou a entrada, imediata,  de Biné Figueiredo e Hildemberg Oliveira, porque  numa outra ação, também publicada hoje (traremos detalhes logo,logo) os então candidatos Francisco Nagib e Zé Francisco também tiveram todos os seus votos anulados.

Nesta situação, o cabível é uma nova eleição.

Da sentença de Pedro Guimarães Junior cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral.


Ah, é?! César Pires protesta contra paralisação da refinaria



O deputado César Pires (DEM), líder do governo na Assembleia, cobrou da tribuna da Assembleia, na sessão desta quarta-feira (27), explicações do governo federal sobre a paralisação das obras da refinaria Premium, da Petrobras, no município de Bacabeira. “Gritei pelo aeroporto, gritei pela estrada e estou falando agora pela refinaria de Bacabeira. Quem quiser silenciar que silencie”, declarou.
César Pires disse que a instalação da refinaria Premium vem sendo colocada como um dos carros-chefes do desenvolvimento do Estado, mas parece que isso não será realidade nos próximos mandatos. “Temos que lutar por tudo isso, sob pena de um Ceará gritar e ser ouvido, de um Pernambuco conseguir gritar. Independente da posição política que ocupemos nada pode nos levar a silenciar em ver a situação que se encontram as obras da refinaria. Estou errado como governista em dizer isso?”, comentou.
O deputado Marcelo Tavares (PSB) comentou a manifestação do líder do governo: “Prometeram ao Maranhão que iriam dar mais de 200 mil empregos, para ganhar uma eleição. Agora o líder do governo vem aqui e diz que o sonho acabou. Será que a governadora Roseana teria vencido a eleição por 2 mil votos sem essa mentira da refinaria de Bacabeira?”.
O presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), comprometeu-se com o envio de um requerimento de informação ao ministro das Minas e Energia, o senador maranhense Edson Lobão (PMDB), pedindo informações concretas sobre a situação das obras de instalação da refinaria Premium.

NA LATA! Ricardo Murad pensou que estivesse abafando, mas...



TCE: Zé Vieira e Raimundo Lisboa condenados de uma vez só





Os ex-prefeitos de Bacabal Zé Vieira Lins (PR) e Raimundo Lisboa (PDT) foram condenados hoje (27) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão ao devolver, juntos, R$ 600 mil aos cofres do município.
A condenação diz respeito a prestações de contas de Governo e do Fundo Municipal de Saúde referente ao exercício financeiro do ano de 1999. Na ocasião, Zé Vieira era o prefeito, Lisboa, secretário de saúde. Ambos eram ordenadores de despesas.
Ausência de processos licitatórios, não comprovação de despesas e demora no envio de documentos foram algumas das irregularidades detectadas pelo relator do processo, conselheiro substituto Melquizedeque Nava Neto.
José Vieira teve as contas julgadas irregulares, foi condenado a devolver R$ 202 mil, além do pagamento de multa no valor de R$ 20 mil. Raimundo Lisboa também teve as contas julgadas irregulares, foi condenado a restituir os cofres públicos em R$ 403 mil, além de pagar multa no valor de R$ 41 mil.
Na mesma sessão, a prefeita reeleita Maria Deusdete Lima, de Centro do Guilherme – que teve um escritório e uma casa em São Luís alvo di investigação pela Polícia Federal,  teve julgadas irregulares prestações de contas referentes ao Fundo Municipal de Saúde, Fundeb, Fundo Municipal de Assistência Social e Administração Direta, todas do exercício financeiro do ano de 2009. Além da imposição de débito (R$ 1,2 milhão), ela terá que pagar multas que, juntas, somam um total de R$ 236 mil.

Prefeita de Axixá reassume cargo após ser afastada pela Justiça


A prefeita do município de Axixá, Roberta Maria Gonçalves Barreto (PMDB), reassumiu o cargo na manhã desta quarta-feira (27). A prefeita recorreu da decisão da Justiça que determinava o seu afastamento pelo prazo de 120 dias. A decisão do juiz Artur Gustavo Azevedo do Nascimento, atualmente respondendo pela comarca de Icatu, acatava um pedido do Ministério Público e estabelecia a posse imediata do vice-prefeito, Zé do Jaime (PPS).

"A gente está arrumando a casa e temos respaldo jurídico. Eu recebi de uma forma conturbada o município, eu não entendi o porquê desse afastamento. Estou retornando ao cargo de prefeita para atender o que a Justiça nos pede. Eu sempre procurei me reservar, isso me pegou de surpresa. Eu expus a situação para o promotor, nós não tínhamos nada, nem folha de pagamento. Nós estamos agora fazendo um relatório sobre quantos funcionários nós temos de fato. Eu estava amparada pela minha assessoria jurídica, já recorri e estou de volta ao cargo", afirmou.

A prefeita foi alvo de uma série de acusações de irregularidades administrativas, a exemplo de dispensa e afastamento de servidores públicos do quadro efetivo de forma verbal, edição de decreto para recadastramento do funcionalismo, com determinação de juntada dos extratos bancários dos meses de setembro a novembro de 2012, sustação de pagamento dos referidos servidores, relotação sem o devido processo administrativo e determinação para manipulação do ponto de frequência.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, os servidores “afastados” deveriam se deslocar aos seus postos de trabalho somente para assinatura da folha de frequência, o que incide em ato de improbidade administrativa, como previsto no artigo 11 da Lei nº 8.429/1992.

A prefeita afirmou, ainda, que pretende reorganizar o município. "Nós vamos reorganizar e já mudamos nossa assessoria jurídica. A gente vai ver essa situação dos funcionários públicos, entre outras coisas", declarou.

Jota Pinto defende projeto que inclui Bacabeira e Rosário na Metropolização

AL.MA


Dep. Jota Pinto (PEN)

O deputado Jota Pinto (PEN) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (26), para cobrar da Mesa Diretora pressa na votação do projeto de lei, em tramitação na Casa, que altera a Região Metropolitana da Grande São Luís, incluindo os municípios de Rosário e Bacabeira.  

De acordo com projeto de lei aprovado anteriormente pela Assembleia Legislativa, no momento fazem parte da Região Metropolitana da Grande São Luís apenas os municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara.

Para Jota Pinto, seu projeto traz apenas duas alterações importantes. A primeira, diz que a adesão dos municípios da Região Metropolitana deve ser votada com maioria absoluta, com o detalhe que o terceiro será orientado pelo Conselho Municipal de Administração, no prazo de 90 dias.    

A segunda alteração do projeto de lei diz o prazo para a manifestação das câmaras municipais dos referidos municípios passa a contar a partir da data da publicação da lei. “Já existe um entendimento de todos os prefeitos que existe a necessidade de consolidar a metropolização”, revelou.  

Na avaliação do deputado Jota Pinto, não se admite mais termos em São Luís um aterro sanitário que não existe mais, porque já passou seu prazo de validade. “Com a implantação da metropolização, pode pensar na instalação de um aterro metropolitano, em outro município da região”, afirmou.

O parlamentar acha que a metropolização favorecerá, também, a projeção e execução de importantes políticas públicas integradas entre os municípios envolvidos para melhorar a qualidade de vida da população no transporte, na saúde, na educação, na infraestrutura urbana e outros setores.       

Vereador pede recuperação de ruas e limpeza de bueiros em Peri de baixo


Vereador Luis Vilaça (PP)

Na última segunda-feira (26) em sessão realizada da Câmara Municipal, o Vereador Luis Vilaça (PP), deu entrada a um requerimento que pede a realização de serviços de Limpeza dos Bueiros existentes as margens da Avenida Brasil, em Peri de Baixo.

Na sua justificativa o vereador lembrou que todos os anos no período invernoso, a falta desse tipo de serviço, faz com que as famílias que moram nas proximidades dos bueiros sofram com as enchentes e alagamentos constantes, e isso acaba trazendo grandes prejuízos à população daquele lugar.

No requerimento em que pediu a pavimentação da rua João do Salgueiro, também em peri de baixo, ele usou a tribuna para lembrar que a situação da rua está relacionada com a qualidade dos serviços realizados na época. Em sua justificativa, ele afirma que a atua situação coloca em risco a passagem de pedestres. As condições atuais da Rua em questão, colocam em risco a passagem de pedestres, veículos e o lazer das crianças, em virtude do número considerável de ferros pontiagudos que estão expostos na rua com a deterioração do concreto”. Justificou o Parlamentar.

Os requerimentos do Vereador Luis Vilaça (PP) foram aprovados por unanimidade.



IMAGEM DO DIA: Blog em alta...


O blog Bacabeira em foco tem recebido centenas de cliques diários de seus visitantes. Todos os dias tem sido assim, graças a Deus e a você, leitor, que todos os dias têm confiado nas matérias publicadas neste veículo de comunicação virtual.

Veja abaixo a imagem de agora a pouco que mostra a estatística de visitas diária, mensal e geral.



REDE inicia coleta de assinaturas no Maranhão

Por John Cutrim


Na última sexta-feira, dia 22, em São Luís, foi escolhida, por unanimidade, a composição da coordenação da Rede Sustentabilidade no Estado do Maranhão. O encontro contou com a participação de 16 fundadores nacionais e 36 convidados, além de pessoas interessadas em conhecer a proposta do partido fundado pela ex-senadora Marina Silva.
Durante a plenária, representantes de 20 municípios maranhenses expuseram suas expectativas e a forma com que cada um pode colaborar com a primeira etapa: a coleta de assinatura.
“Todos os colaboradores dos 20 municípios presentes firmaram compromissos de entregarem seis mil assinaturas. A expectativa é que nos próximos 30 dias, 10 mil assinaturas sejam coletadas”, destacou o deputado Domingos Dutra (ainda no PT).
De acordo com o deputado federal Simplício Araújo (PPS), “a reunião foi produtiva e a nossa ação na Região Tocantina foi excelente. Conseguimos apoio do PDT para a coleta de assinaturas, ocupamos a mídia regional e conseguimos apoio para as atividades”, declarou.
A formação da coordenação estadual da Rede ficou da seguinte maneira: Domingos Dutra, como Coordenador Político; Simplício Araújo, Coordenador Executivo; Vereador Ronaldo Vieira, Coordenador de Infraestrutura; Nonato de Morais, Coordenador Jurídico; Lady Ana, Coordenadora de Juventude; Aila, Coordenadora de Mulheres; Alan, Coordenador de Mobilização; e Moises Matias, Coordenador de Comunicação. Foi montada também a Coordenação Regional da Baixada, do Baixo Parnaíba, Tocantina, Cocais I, Cocais II, Mearim, Munim e Região Metropolitana da Grande São Luís.
As reuniões de mobilização de apoio para as coletas de assinaturas para a criação da Rede iniciaram pelo município de Imperatriz, durante o encontro do PDT da Região Tocantina e Sul, no último sábado (23). “Solicitamos o apoio dos dirigentes do PDT da Região Tocantina e distribuímos formulários de coleta de assinaturas na região”, disse Domingos Dutra, animado e satisfeito com a aceitação da população.
AGENDA DE MOBILIZAÇÃO DE APOIO À REDE:
Na próxima sexta-feira, 1° de março, haverá um movimento para coleta de assinaturas no município de Caxias (MA), cuja organização está a cargo dos militantes Arnaldo e Walace. Dia 2 será a vez de Pedreiras, na Região do Mearim, receber a caravana que irá coletar apoiadores para a criação da Rede.
O deputado federal Simplício Araújo, Secretário Executivo da Rede, estará à frente dessa mobilização. Continuando o giro de encontros, no dia 18 de março será a vez de Imperatriz – Região Tocantina – colaborar com a criação da Rede; em 25 de março, Viana – Região da Baixada e, para encerrar, dia 4 de abril, em São Luís – Região Metropolitana. Esse encontro contará, provavelmente, com a presença da ex-ministra Marina Silva.
No próximo dia 4 de março, a Coordenação Estadual se reunirá para planejar as próximas ações.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ROSÁRIO: Notícias da Câmara Municipal



O vereador Sandro Marinho (PSD), usou a tribuna da câmara na sessão da última segunda-feira (25), para tecer duras críticas ao governo Irlahí Linhares (PMDB), e afirmar com todas as letras, que fará oposição na câmara contra o descaso na cidade.

Como membro do G9 ou “DIREITA POPULAR”, um grupo de nove parlamentares, Sandro disse que vai bater de frente contra as irregularidades na cidade, e que se sente apoiado pelos demais componentes onde completou dizendo: “Eu confio nos nobres edis que compõem a Direita Popular, e mesmo que eu fique sozinho serei oposição e não abrirei mão de lutar contra os desmandos do governo”. Disse!

Segundo o vereador, a missão do G9 ou frente popular é unicamente, buscar a moralidade e resgatar os valores éticos da câmara e do município.

Ontem, na sessão, o vereador disse em tribuna que o executivo descumpriu a lei municipal, que trata sobre a participação do procurador geral do município, e sua participação na primeira sessão de cada legislatura. Sandro classificou a postura de desrespeito para com a câmara.

Principais do pequeno expediente



O vereador Francimar Oliveira (PP), usou a tribuna no pequeno expediente para reclamar a falta de investimentos do governo municipal para o carnaval rosariense, mais precisamente, do lava-pratos de são Simão. Segundo ele, as principais brincadeiras locais não participaram do evento por falta de cooperação financeira, algo que o deixou completamente revoltado. O vereador Francimar disse ainda, que até o repasse da câmara que é constitucional, é dificultado pelo governo.

Já o vereador Nazareno (PTdoB), enfatizou que a prefeita Irlahi Linhares (PMDB), declarou estado de emergência na cidade por três meses, e que ainda é muito cedo para alguém fazer críticas. Nazareno disse que apesar da prefeita ter recebido uma prefeitura ‘sucateada’, mas mesmo assim, já estão encaminhas algumas obras na cidade de Rosário. Exclamou!

Jardson Frazão (PP) rebateu o discurso do vereador Nazareno, dizendo que todo governo que se preze precisa de planejamento, e não sabe dizer, porque a prefeitura não realiza pelo menos o pagamento dos servidores que já duram dois meses, já que o dinheiro está na conta da prefeitura. O parlamentar teve ainda a hombridade de parabenizar o secretário de educação da cidade, senhor Joaquim Neto, por ter indicado a proposta de parcelar em cinco vezes os salários atrasados dos servidores, algo que segundo ele, teria irritado a prefeita.

O presidente da casa, vereador Leo Cavalcante (PTB), usou o espaço do pequeno expediente para falar que pode até esperar o prazo estipulado pela prefeita, que é três meses, mas a saúde é urgente e não pode esperar tanto assim. Leo disse que nunca foi tão cobrado na vida, quanto está sendo agora como vereador. Ele diz entender a pressa do povo em querer benefícios imediatos, mas sabe que não depende somente dele, depende exclusivamente da prefeita. Completou!

O vereador Magno Nazar (PRP) alertou para a falta de pagamentos dos agentes de saúde e agentes de endemias que estão sem receber seus proventos. O vereador alerta também, que os recursos para pagamentos e despesas desse pessoal, são oriundos da união e não de recursos próprios, e não entende essa “lenga-lenga” para não realizar o pagamento.

Esse tipo de ato poderá acarretar em processo por Improbidade administrativa.

O líder do governo na casa, vereador Pedrosa Necó (PSB), denuncia a ação de matadouros clandestinos no município, onde suspeita-se de consumo de carne contaminada, por falta de licenciamento e fiscalização, e solicita uma visita ‘In loco’, de uma comissão de vereadores para apurar a irregularidade. Necó pediu ainda, o acompanhamento da Vigilância sanitária, promotoria e AGERP, para que tomem conhecimento do caso.

Já o parlamentar Jorge do Bingo (PTdoB), denunciou os postos de saúde que ainda não estão funcionando na cidade, e tão pouco, os agentes de saúde. O vereador falou também sobre o mercado público que está abandonado, com banheiros quebrados e, além disso, ainda cobram uma quantia de R$ 3, para alguém usá-lo. “E aí, o que é que tu me diz”?! Brincou.

... E tenho dito!

A qualquer momento mais informações da Câmara de Vereadores de Rosário.