segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Crime eleitoral, parte III: De volta à refinaria prometida para enganar eleitores trouxas

Do blog Ricardo Santos


No Maranhão do senador oligarca é assim: Depois da Fábrica de Rosário, da Refinaria Premium que, segundo o ministro Edison Lobão prometeu antes da eleição de 2010, “empregaria milhares de maranhenses para ganharem muito dinheiro”, mas, até agora, nada aconteceu, pois os maranhenses continuam pobres, sem empregos, tendo que sair de sua terra e vivendo da renda de um “bolsa eleição” qualquer. Acompanhe a entrevista do ministro clicando aqui.

Tem mais, o jornal da família Sarney continua anunciando o engodo eleitoral, agora, para depois das eleições de 2014.


Petinhadas

Hora de falar sério!!! O jornal O Estado do Maranhão estampou em sua capa desta sexta-feira a manchete: “CONSTRUÇÃO DA REFINARIA SERÁ RETOMADA EM 2014, DIZ FOSTER”!!! Não é verdade!!! A refinaria Premium está ‘morta e sepultada’!!! Trata-se de mais uma enganação com vistas à eleição do ano que vem!!! Desde 1994, quando surgiram os primeiros anúncios da construção do megaempreendimento, o grupo Sarney vem usando essa ‘bendita’ refinaria para ganhar eleições majoritárias no Maranhão!!!

De lá para cá, já se vão praticamente 20 anos…, 20 anos enganando os maranhenses, 20 anos alimentando no povo a esperança de criação de 400 e tantos mil empregos…!!! Meses atrás, depois de anos e anos de expectativa, os maranhenses foram surpreendidos com a notícia do desmonte do canteiro de obras da refinaria Premium, para desilusão não só de quem tinha esperança em conseguir um emprego, como de todos aqueles que acreditaram no projeto, compraram terras e investiram na região de Bacabeira!!! Com o projeto ‘morto e sepultado’, ‘me vem’ agora a presidente da Petrobras, Graça Foster, provavelmente para atender a interesses inconfessáveis, anunciar que as obras da refinaria serão retomadas em 2014!!!


MENTIRA!!! Essa refinaria ‘morreu’, não vem mais!!! Mas, outra vez, vão tentar enganar os maranhenses e todos aqueles esperançosos de dias melhores com a construção de uma refinaria em que algum dia acreditaram!!! E como vão fazer isso???!!! Gastando mais alguns milhões para encher o canteiro de máquinas e remover terra de um lado para outro, para passar a ideia de que o projeto foi retomado e que vai sair!!! Anote aí para conferir ano que vem!!!

Cachoeira Grande: Funcionários farão greve geral nesta terça (01)



Professores da rede municipal de ensino da cidade de Cachoeira Grande, ainda continuam em greve por tempo indeterminado por causa do impasse com o prefeito Francivaldo Vasconcelos (PSD). A greve já dura alguns dias e os professores ameaçam fazer uma greve geral nesta terça-feira (01), em protesto contra os descasos que a cidade vem sofrendo na administração do gestor.  
Cachoeira Grande é governada pelo inábil prefeito Francivaldo Vasconcelos (PSD) e, há uns dias, funcionários iniciaram uma paralisação na educação municipal por falta de consenso entre trabalhadores e prefeitura. O prefeito chegou a enviar uma carta aos grevistas com tons de “intimidação”, mas os trabalhadores não recuaram e mantiveram a greve amparada pelo sindicato.
  

Diante do caos que a cidade vive atualmente, a população do município está mobilizando uma paralisação geral para esta terça-feira (01), reivindicando não só melhorias na educação, mas, infraestrutura, saúde e moradia. Segundo informações, uma passeata está marcada para percorrer as ruas da cidade e, grande parte da população irá às ruas reivindicar contra a inoperância do gestor.

De acordo com dados repassados, a prefeitura não estaria em dias com o pagamento dos funcionários, o que, segundo informações, já seriam 3 meses de vencimentos atrasados.

Diante dessa situação toda, surpreende que Francivaldo Vasconcelos fora reeleito com 49,22% dos votos válidos. Ou seja, metade da população de Cachoeira Grande o queria novamente como prefeito. Agora o quadro mudou. Mais da metade não aguenta mais a gestão municipal e decidiram cobrar isso nas ruas da cidade.


Mais informações a qualquer momento

Roseana desrespeita a lei e nomeia ficha suja para a Articulação


Ex-prefeito (ficha-suja) de Codó

A governadora Roseana Sarney (PMDB) nomeou no último dia 17, o ex-prefeito de Codó, Ricardo Archer, para o cargo de Secretário de Articulação Política do Estado, atropelando a lei sancionada por ela, em agosto, que proíbe a nomeação para cargos públicos de pessoas consideradas “fichas suja”.
As contas de Ricardo Archer (PMDB) à frente da Prefeitura de Codó foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Câmara de Vereadores de Codó. As contas do ex-prefeito também são alvo de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
Somente em três processos já transitados em julgado no TCU, Archer foi condenado a devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 676.761,18, referente a irregularidades na aplicação dos recursos do FUNDEF, do FUNDEB e do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
O Tribunal de Justiça do Maranhão também condenou Ricardo Archer a ressarcir aos cofres públicos o valor de R$ 57.277,78, proibiu-o de contratar com o Poder Público e suspendeu seus direitos políticos pelo prazo de 6 anos.
A Lei 142/2011 (Ficha Limpa do Servidor), que impede a contratação de fichas suja, é de autoria do deputado estadual Zé Carlos (PT) e foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa no dia 3 de julho.

Em vigor desde o mês passado, proíbe a contratação de funcionários para cargos de confiança em órgãos públicos do Poder Executivo e no Legislativo estadual de que tiver condenação criminal transitada em julgado ou condenação por um colegiado. (Do blog Marrapá)

Aluna morre após ataque cardíaco em quadra esportiva de escola



A estudante Talita Raquel Monteiro, 14 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (30), enquanto fazia atividades esportivas no colégio em que estudava, o Centro de Ensino Médio Professora Maria Helena Duarte, no bairro Rio Anil, em São Luís.


A aluna cursava a 6ª série na escola da rede estadual de ensino e, por volta das 9h, teve uma parada cardíaca na quadra esportiva, onde participava de um torneio de futebol. Talita foi socorrida e levada à Unidade Mista do Bequimão, mas já chegou ao local sem vida. (Do G1/MA)

Calvet Filho se filia ao PSL e busca vaga na Assembleia Legislativa do MA



O ex-candidato a prefeito de Rosário, Calvet Filho, se filiou ao Partido Social Liberal – PSL, em evento realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão, no último sábado (28) que contou ainda, com a presença do presidente estadual e nacional da sigla, além de diversas autoridades.
O Partido Social Liberal (PSL) realizou o seu 2º Encontro Regional, ocasião em que recebeu um considerável número de novos filiados através de articulação do vereador Francisco Carvalho, presidente estadual do partido.

Além de Calvet Filho, outros nomes também se filiaram à sigla visando as eleições do ano que vem. São eles: Remi Trinta, ex-deputado federal e ex-prefeito de Palmeirândia; Chico Coelho, ex-deputado federal e ex-prefeito de Balsas; Jeova Alves, ex-prefeito de Açailândia; Ricardo Archer Júnior, suplente de deputado federal;  Marília Mendonça, ex-vereadora de São Luís;  Lino, empresário de Caxias;  Gabriella Maranhão e Prof. Luiz Guterres.

Calvet Filho teve 5.750 votos para prefeito de Rosário nas eleições de 2012, e pretende lutar por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014. Mas, para alcançar o feito, precisa enfrentar a mais forte candidata do partido, que é a deputada Graça Paz, esposa do secretário de estado Clodomir Paz (ambos ex-PDT).

Pelos cálculos preliminares das eleições, a coligação pela qual o PSL participará, deverá eleger de 2 a 3 deputados estaduais e, destes nomes, Calvet Filho terá grandes chances de ser um dos tais, ou ficar nos primeiros lugares da suplência, o que também poderá lhe garantir uma cadeira no legislativo estadual.

PF investiga mais de 90% das cidades do MA por desvios de verbas



A Polícia Federal investiga mais de 90% dos 217 municípios maranhenses por crimes como desvio de recursos e fraudes em licitações. A afirmação é do delegado Luís André Almeida, que coordena a Operação Cheque em Branco, desencadeada nesta sexta-feira (27), no Estado. "Fazendo uma projeção bastante ‘otimista’, algo em torno de 90% dos municípios do Maranhão possui uma investigação em curso, o que revela um quadro muito triste em nosso Estado e que justifica o baixo IDH do Estado. Em números absolutos, é o Estado com o maior número de crimes dessa monta. Conseguimos superar São Paulo”, afirmou Almeida. Segundo ele, aproximadamente 700 inquéritos apuram denúncias dos dois tipos de crimes.

Nesta sexta, 10 pessoas, entre ex-prefeitos, ex-secretários e empresários, estiveram na Superintendência da PF em São Luís, para prestar esclarecimentos sobre investigações realizadas durante a operação. Foram apresentadas provas dos desvios de dinheiro de sete municípios: Arari, Serrano do MaranhãoPedro do Rosário, Paulo Ramos, CajapióVitória do Mearim e Turilândia. Os sete ex-prefeitos foram ouvidos.

"Esses gestores contraíam dívidas durante as eleições para ascender ao cargo púbico, com quadrilha de agiotas. O pagamento era feito com fraudes licitatórias, por meio de repasses federais, municipais e outros constitucionais. O que era mais estarrecedor é exatamente o modo de pagamento, que era muito peculiar. Muitos repassavam cheques em brancos, assinados, ou guias de saques em brancos, o que possibilitava à quadrilha uma verdadeira gestão dos recursos do município pela quadrilha. Era uma verdadeira transferência de responsabilidades", disse o delegado.

Agiotagem
A Polícia Federal confirmou, nesta sexta-feira (27), que 32 prefeituras do Maranhão estão sendo investigadas por desvio de recursos federais comandados por quadrilhas de agiotas. "Sete ex-prefeitos foram intimados.

As outras 25 investigações prosseguem, a um ritmo que é muito peculiar a essas investigações, pois envolve análise de contas, sigilos fiscais, movimentações bancárias. É preciso que se aprimorem para que no momento certo possamos intimar todos os envolvidos".



Os ex-gestores vão responder pelo crime previsto no Decreto lei nº 201, que é um crime de responsabilidade de prefeitos, que trata de desvio de recursos públicos. "A devolução espontânea dos recursos desviados me parece que não é clara, mas a polícia e os órgãos de controle vão fazer seu trabalho para que seja feita a recuperação desse montante", concluiu. (Do G1/MA)

Sampaio empata fora de casa com o Santa Cruz e fica em 8°



Continua o jejum de cinco jogos consecutivos sem vencer na Série C do Campeonato Brasileiro. O time maranhense enfrentou o Santa Cruz, neste domingo (29), no estádio do Arruda, na capital pernambucana. As duas equipes ficaram empatadas sem gols em um grupo bastante equilibrado. As duas equipes tinham a intenção de terminar a rodada no conforto do G-4.

O empate de 0 a 0 deixou a torcida do Santa Cruz frustrada. Com um jogo a menos, o time pernambucano entra em campo nesta quinta-feira (3), para enfrentar o Rio Branco-AC, lanterna do Grupo A da Série C, com apenas seis pontos conquistados. Já o Sampaio só volta a jogar no próximo domingo (6), em casa, contra o CRB-AL, equipe que ocupa a zona de classificação, com 29 pontos. O jogo será no estádio Castelão. (Imirante.com)

domingo, 29 de setembro de 2013

Amigos do jovem assassinado em festa de vaquejada cobram justiça aos vereadores de Bacabeira




Os amigos do jovem Jean Bruce, morto covardemente com uma facada nas costas em uma festa de vaquejada em Bacabeira, pediram justiça aos vereadores da cidade durante sessão realizada na última sexta-feira (27).

O crime aconteceu na madrugada entre os dias 21 e 22 de setembro (de sábado para domingo) em uma festa no parque de vaquejada campo verde, onde o assassino (Adriano) desferiu uma facada nas costas do jovem de apenas 19 anos sem nenhum motivo. Segundo algumas testemunhas do crime, o homicídio foi só pela covardia.

Saiba mais:





O crime aconteceu na madrugada entre os dias 21 e 22 de setembro (de sábado para domingo) em uma festa no parque de vaquejada campo verde, onde o assassino (Adriano) desferiu uma facada nas costas do jovem de apenas 19 anos sem nenhum motivo. Segundo algumas testemunhas do crime, o homicídio foi só pela covardia.

A maioria dos jovens que estiveram na câmara municipal cobrando atitude dos parlamentares foram amigos de escola de Jean Bruce. Eles querem que os vereadores tomem providências no sentido de pressionar a polícia e a justiça para capturar o assassino (Adriano) que, foragiu na manhã de segunda-feira (23), dois dias após o ocorrido e, depois que soube do falecimento do jovem no hospital.

Até agora ninguém sabe o paradeiro de Adriano. Ele que não tinha um bom comportamento na cidade, pois, já havia se metido em diversas confusões e brigas, agora é procurado pela polícia civil.

Segundo informações obtidas com exclusividade, o assassino (Adriano) deverá se apresentar ao delegado de polícia Dr. Davi Feller ainda nesta segunda-feira (30).

Mais informações a qualquer momento.


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Depois de Santa Rita, Hilton Gonçalo também lidera pesquisa em Rosário para governador




O ex-prefeito da cidade de Santa Rita, depois de “massacrar” nas últimas pesquisas de opinião pública para governador do estado nas eleições do ano que vem, também está liderando nas intenções de votos dos rosarienses, segundo pesquisa realizada na cidade de Rosário, no último dia 07 de setembro.

Na pesquisa estimulada, Hilton Gonçalo (PDT) aparece com 47%, seguindo a mesma ordem da pesquisa feita em Santa Rita, com Flávio Dino em 2° lugar com 30,4%; Já o candidato da oligarquia (sempre em 3°) conseguiu pontuar apenas 7,2% das intenções de votos para 2014. Também, poderá. Roseana praticamente maltrata o povo rosariense com seu governo.

Os votos Nulos e NS/NR somaram 15,5%.


A pesquisa foi realizada pela empresa Conceito de pesquisas de opinião pública e, como em Bacabeira, no ano de 2012, não errou o resultado final. A esposa do pré-candidato ao governo do estado, Fernanda Gonçalo, candidata a prefeita de Bacabeira sempre aparecia em segundo lugar com 30% das intenções de votos dos bacabeirenses, nas pesquisas feitas pela empresa Conceito. No final o resultado não deu outra. Ela surgiu como surpresa da eleição atingindo mais de 3 mil votos ou (31% dos votos).

A mesma empresa tem realizado pesquisas em todo o estado para governador do maranhão em 2014.


É bom ficar de olho, por que pesquisas não costumam mentir.

PF revela desvio de recursos federais em 32 Prefeituras do Maranhão



SÃO LUÍS - Está constatado que houve desvio de recursos federais em 32 Prefeituras Maranhenses, comandados pela quadrilha de agiotas no Estado. Os dados são da Superintendência da Polícia Federal no Maranhão.
A Operação Cheque em Branco, que investiga a atuação de agiotas no Estado, mostram que o grupo de agiotas chefiado por Gláucio Alencar e seu pai, José Alencar Miranda, liderava o desvio de verba que iria, principalmente, para a merenda escolar.
Ainda, segundo dados da PF, em 90% das prefeituras do Estado existem indícios de desvio de recursos públicos. Até agora, foram apresentadas provas dos desvios de dinheiro de sete dos 32 municípios investigados: Arari, Serrano do Maranhão, Pedro do Rosário, Paulo Ramos, Cajapió, Vitória do Mearim e Turilândia. Existem, atualmente, na Polícia Federal, pelo menos, 700 inquéritos de investigação de desvio de dinheiro público.
Em entrevista ao repórter Domingos Ribeiro, da Mirante AM, o superintendente em exercício da Regional da Polícia Federal no Maranhão, Alexandre Lucena, afirma que a morte do jornalista Décio Sá foi resultado dos grupos de agiotas no Estado.
Depoimento
Na manhã desta sexta, os empresários Gláucio Alencar e José de Alencar Miranda prestaram depoimento na sede da Polícia Federal, no bairro da Cohama, em São Luís.
Assassinato
Gláucio Alencar e José Alencar Miranda estão presos, em São Luís, suspeitos de serem lideres de uma quadrilha de agiotas que também estaria envolvida na morte do jornalista Décio Sá, em abril do ano passado. O jornalista foi executado a tiros em um bar, na Avenida Litorânea, após denunciar a morte do empresário Fábio Brasil, em Teresina. Fábio Brasil estaria devendo a quadrilha de agiotas e foi executado em via pública na capital do Piauí.
Usura II
A Operação Usura II foi deflagrada no último dia 25, pelo Departamento de Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU, para apurar o desvio de recursos públicos federais nos municípios maranhenses de Bacabal e Zé Doca. Foram cumpridos 19 mandados de condução coercitiva e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara da Justiça Federal de São Luís, para serem executados nos municípios maranhenses de São Luís, Bacabal, Pedreiras, Zé Doca e Caixas.
A Operação é um desdobramento da Operação Usura, deflagrada em maio/2011, que evidenciou desvios de recursos públicos federais do município de São João do Paraíso/MA, para o pagamento de ações de agiotagem.
Trata-se de uma fase da investigação onde se tenta obter declarações de pessoas envolvidas na investigação e a busca de documentos pertinentes às provas já obtidas.

A operação contou com a participação de 70 policiais e 11 servidores da CGU. (Imirante.com)

Prefeitura de Bacabeira fará inauguração do estádio municipal.




Em menos de 30 dias de obras, que incluíram recuperação e melhoria dos vestiários, revestimento de paredes, pintura, colocação de pisos, aprimoramento do gramado e sistema hidráulico, além da instalação de rampas de acesso e locais para saídas de emergência, o estádio Arnaldão está pronto e, será entregue oficialmente para a população bacabeirense neste sábado (28), a partir das 8h .

Após solenidade oficial de entrega, que contará com a presença do prefeito Alan Linhares (PTB), será realizada também, a partida entre as seleções de Bacabeira e Raposa, pelo Campeonato Intermunicipal de Futebol.

Inauguração do Estádio Arnaldão em Bacabeira, amanhã dia 28 (Sábado), a partir das 8 horas da manhã.

ASCOM – Prefeitura de Bacabeira

Imagem do feto achado no Rio Anil Shopping é divulgada.




O blogueiro Neto Ferreira divulgou a imagem do feto que virou caso de investigação da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPC) que busca elucidar e identificar a pessoa que teria deixado um feto, encontrado na manhã desta quarta-feira (25), dentro de um dos banheiros de um shopping center de São Luís.
O caso está sob a responsabilidade do 6º Distrito Policial na Cohab. A polícia tomou conhecimento do fato após uma ligação para o 190 (emergência) do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que acionou os Institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (Icrim) e uma guarnição do 8º Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Civil.
A delegada Ana Tereza Carvalho Duailibe, titular do 6º DP, informou que o gerente administrativo compareceu à delegacia, onde repassou à polícia que o feto havia sido encontrado por um funcionário do setor de limpeza, dentro de um dos vasos sanitários em um dos banheiros do shopping. (blog Neto Ferreira)

Vale abre vagas para estágio no Maranhão



A Vale abriu inscrições para o Programa de Estágio. São 618 vagas para estudantes do ensino técnico e superior dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, São Paulo, Goiás e Tocantins, além do Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas até 20 de outubro pelo site  www.vale.com..

O objetivo do programa é preparar estudantes do ensino técnico e superior de diversas áreas para responder aos desafios diários da profissão por meio de experiências práticas na empresa.


 No Maranhão, o Programa de Estágio está oferecendo 44 vagas. Os universitários podem concorrer a vagas destinadas aos cursos das áreas de Engenharia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Enfermagem e Logística. Também terão a oportunidade de se inscrever estudantes de nível técnico dos cursos de Edificações, Elétrica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Informática, Logística, Mecânica e Segurança do Trabalho. A lista completa e a divisão de cursos por estado estão disponíveis no site. (Idifusora)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Homem acaba de ser assassinado com um tiro no olho em São Luís







Um homem, ainda não identifica, acabou de ser assassinado na Vila Nice Lobão, em São Luís. Conforme mostra as imagens abaixo, a vítima foi alvejada com um tiro no olho.

Segundo informações repassadas ao Blog, o homem estava conduzindo um Corsa Classic de cor branca e com o número da placa OJC-5966- São José de Ribamar.

Ainda segundo informações, a vítima teria sido assassinada por um passageiro, também ainda não identificado, que após o crime fugiu do local.

Neste momento, o clima é tenso. A polícia já se encontra no local para averiguar os fatos.

A vítima que foi assassinada hoje (26) foi identificada como José de Ribamar Silva Serra. Segundo informações, ele era morado do bairro Sacavém, em São Luis. A Polícia está na captura do assassino para descobrir a motivação do crime. (Do blog Luis Pablo)