quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Marina faz exigências para apoiar Aécio no 2º turno




Terceira colocada na corrida presidencial, com 22,1 milhões de votos, Marina Silva (PSB) e a Rede Sustentabilidade elaboraram um conjunto de exigências programáticas para definir quem apoiará no segundo turno: manutenção dos avanços sócioeconômicos brasileiros; melhoria no debate político, com o fim da reeleição; e inclusão da tese da sustentabilidade na agenda de governo. Apesar de o anúncio oficial acontecer apenas no fim desta semana, a aproximação com o PSDB de Aécio Neves é cada vez mais concreta.

Ontem, foi a vez de os socialistas de Pernambuco indicarem uma tendência de aliança com os tucanos a partir de agora. A opinião da ala pernambucana do PSB é importante por duas razões: além de ser o berço político de Eduardo, o governador eleito do estado, Paulo Câmara, teve a maior votação proporcional para um governo estadual em todo o Brasil. Pesará também nessa decisão as posições da viúva de Campos, Renata, e do prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Candidato a vice na chapa de Marina, Beto Albuquerque — que defende uma aliança com os tucanos — telefonou diversas vezes ontem para Renata para costurarem uma posição conjunta.

Embora ainda não tenha ocorrido uma reunião formal do grupo, os sinais são cristalinos. O governador de Pernambuco, João Lyra, divulgou nota afirmando que levará a proposta de apoio aos tucanos na reunião da Executiva Nacional do PSB, marcada para amanhã, em Brasília. “A surpreendente ascensão de Aécio Neves nos últimos dias do processo eleitoral para a Presidência da República o credencia para representar as forças de oposição no segundo turno do pleito presidencial”, disse a nota.

De acordo com o governador, que lembrou a batalha pela redemocratização travada por Tancredo Neves (avô de Aécio) e Fernando Lyra (irmão do governador de Pernambuco), “o Brasil enfrenta um momento muito delicado na economia e, também, um esgarçamento no seu tecido político. É fundamental lutarmos para o país voltar a crescer e indispensável uma reforma política. Creio que Aécio Neves conquistou a condição de liderar esse momento da política nacional.”

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe