sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Roberto Rocha e prefeitos de Teresina e Timon buscam soluções para saúde




O senador eleito Roberto Rocha e os prefeitos de Teresina, Firmino Filho, e Timon, Luciano Leitoa, estiveram reunidos na capital piauiense na noite desta terça-feira, 21, para debater soluções em relação à saúde pública entre os estados do Maranhão e do Piauí. O encontro teve como principal objetivo resolver o imbróglio que determinou a suspensão do atendimento dos maranhenses nos órgãos de saúde da capital piauiense.

A cidade de Timon, e mais 31 municípios maranhenses, utilizam os serviços de saúde da cidade vizinha, num convênio firmado pelo SUS em 1994 e em vigor até hoje. Desde abril de 2011, contudo, o Governo do Maranhão passou a descumprir parte do acordo, deixando de repassar a Teresina a verba, o que resultou numa dívida que chega a aproximadamente R$ 8 milhões. A divergência fez com que a prefeitura determinasse a suspensão do atendimento aos maranhenses.

Preocupados com a situação, Roberto Rocha, Firmino Filho e Luciano Leitoa debateram soluções para que a capital piauiense volte a receber os maranhenses. O senador eleito do Maranhão destacou que o diálogo entre o novo governo, a prefeitura de Teresina e o Ministério da Saúde é a forma mais simples de resolver o problema.

“Estou a disposição em Brasília com a intenção de intervir junto ao Ministério da Saúde e o novo Governo do Maranhão para resolver essa situação da melhor forma e o mais rápido possível, para que os maranhenses voltem a utilizar os serviços públicos de saúde de Teresina”, ressaltou o senador.

Segundo o prefeito de Teresina, faltou clareza e compromisso na parceria firmada com o atual Governo do Maranhão, mas colocou os serviços de saúde da capital piauiense a disposição dos maranhenses. “Nunca ninguém chegou e disse: vamos resolver essa situação. Da nossa parte não tem o menor empecilho, acho que temos que enfrentar esse problema para ser bom pra todo mundo”, explicou Firmino Filho.

O prefeito de Timon, cidade vizinha a Teresina, e a mais prejudicada com a suspensão dos serviços de saúde, enfatizou que o diálogo construtivo é a melhor solução, e comemorou o saldo positivo da reunião. “Tem maranhense morrendo por conta dessa problemática. Esse encontro foi de fundamental importância para a resolução dessa difícil situação”, completou Luciano Leitoa.

O objetivo das prefeituras de Teresina e Timon e do senador Roberto Rocha é que já no próximo mês uma nova parceria seja firmada para começar a ser cumprida a partir de dezembro ou janeiro.

Obras de infraestrutura

Na ocasião os gestores aproveitaram para discutir algumas obras de infraestrutura que beneficiarão as duas cidades. O objetivo é buscar recursos federais para a construção de uma quarta ponte que liga as cidades de Teresina e Timon, diminuindo o gargalo que existe atualmente.

O senador Roberto Rocha destacou que mais uma conexão entre as duas cidades trará vários benefícios viários e comerciais. “Atendi um convite do prefeito de Timon para tratar de dois assuntos: saúde e infraestrutura. Além de resolver a questão dos hospitais, o objetivo é buscar recursos para fazer a tão sonhada quarta ponte entre a cidade e Teresina”, disse o senador.

Firmino Filho afirmou que mais meios de ligar uma cidade a outra gera desenvolvimento para ambas. “A gente quer que Timon cresça cada vez mais, e essa ponte ajudará muito nesse processo. Além disso, existem projetos de uma ponte de cargas e mais uma ou duas urbanas”, realçou o prefeito de Teresina.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe